Tributo Saudável – Biblioteca

Biblioteca

As crises globais de saúde e econômicas causadas pela pandemia da COVID-19 tiveram um impacto devastador nos orçamentos governamentais. Aumentar os impostos sobre o tabaco é um primeiro passo lógico para os governos incrementarem a receita, tão necessária para a recuperação econômica, enquanto promovem a saúde pública. O uso do tabaco – uma pandemia de lenta evolução em si – é responsável por mais de oito milhões de mortes a cada ano e cerca de 13% de todas as mortes, custando às economias mundiais mais de US$ 1,4 trilhão em gastos com saúde e perda de produtividade. A maioria dessas mortes e perdas econômicas ocorre em países de renda baixa e média. A maneira mais
eficaz de reduzir a devastação causada pelo uso do tabaco na economia e na saúde é aumentar significativamente os impostos e o preço do tabaco. A melhor forma de fazer isso é por meio de um imposto de consumo específico, uniforme, que represente pelo menos 70% do preço de varejo e seja atualizado automaticamente para ficar à frente da inflação e do crescimento da renda.

A Avaliação Comparativa de Impostos sobre Cigarros da Tobacconomics registra, em uma escala de cinco pontos, o desempenho das políticas tributárias sobre o cigarro em mais de 170 países. Ela usa dados do Relatório Bienal da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a Epidemia Global do Tabaco e fornece aos formuladores de políticas uma avaliação acionável das políticas tributárias sobre o cigarro em seu país.


Voltar